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A formação do professor e suas implicações na educação do ser social
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Palavras-chave

Formação docente. Conhecimento científico. Escola pública

Como Citar

LIMA, Sonia Ribeiro; BATISTA, Eraldo Leme. A formação do professor e suas implicações na educação do ser social. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 68, p. 261–271, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i68.8643932. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643932. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo analisar a formação do professor no atual período histórico e as suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem. As ênfases nas reflexões direcionam-se especialmente à formação de professores, por entender que estes, de posse de um pensamento crítico – um elo entre o conhecimento espontâneo e o conhecimento científico, tendo na escola pública o local mais propício para a transmissão deste saber –, são capazes de contribuir para a formação de seres sociais críticos e ativos na sociedade. Os pressupostos desses questionamentos estão baseados na teoria histórico-cultural, partindo-se de seus fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos, na qual o indivíduo se humaniza a partir das suas interações sociais. Somando-se à teoria histórico-cultural, a Pedagogia Histórico-Crítica, no contexto educacional, tem como objetivo contribuir para as relações sociais e seu processo de transformação. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e do diálogo com autores que se situam na perspectiva crítica da educação, dentre os quais estão Dermeval Saviani (1983 e 2008), Marilda Gonçalves Dias Facci (2004) e Neidson Rodrigues (1983).

https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643932
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Referências

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