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Propostas de inovação e redesenho curricular: o ensino médio em questão
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Palavras-chave

Política educacional. Ensino médio. Reestruturação curricular.

Como Citar

CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; BATISTÃO, Marci; PIO, Camila Aparecida. Propostas de inovação e redesenho curricular: o ensino médio em questão. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 662–677, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i2.8644283. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644283. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Discutir as recentes propostas para reestruturação curricular do ensino médio é o objetivo deste artigo. Por meio de análise de legislação e de documentos de governo, questionam-se os objetivos das alterações curriculares processadas pelas últimas diretrizes curriculares para o ensino médio, assim como pelo Programa Ensino Médio Inovador. A década de 1990 é o ponto inicial deste trabalho, pois se caracteriza como período de reestruturação econômica e política, momento em que ocorre um redirecionamento econômico dos países periféricos, assolados por problemas com origem na crise capitalista, e, também, época em que a educação desponta como solução para os problemas e estratégia para moldar uma nova sociabilidade. Como resultados, destaca-se que as alterações em curso, que pretendem reestruturar o ensino médio, possibilitando acesso aos alunos, sua permanência e conclusão do curso, não se dissociam do projeto de sociedade que visa a mantê-la vinculada ao desenvolvimento econômico.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8644283
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