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Educação de imigrantes poloneses e a atuação das irmãs da caridade em Irati-Paraná (1930-1938)
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Palavras-chave

Educação de imigrantes. Irmãs da caridade. Imigrantes poloneses.

Como Citar

KRUK, Fabio. Educação de imigrantes poloneses e a atuação das irmãs da caridade em Irati-Paraná (1930-1938). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1107–1128, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i2.8645437. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645437. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a memória sobre a atuação das Irmãs da Caridade na educação dos imigrantes poloneses em Irati-Paraná, entre 1930 e 1938. A Escola Nossa Senhora das Graças, hoje administrada pela Secretaria de Estado da Educação, marcou o início da atuação dessas religiosas no município. As comunidades polonesas investiram recursos próprios para instruir seus filhos e realizar a transmissão dos valores culturais e religiosos aos descendentes. Para tanto, algumas congregações religiosas atuaram com esse propósito, entre elas, as Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo da Província Polonesa. A Escola Nossa Senhora das Graças teve uma origem étnica e posteriormente foi nacionalizada devido às exigências dos decretos estaduais e federais. A metodologia adotada decorre do uso das fontes orais, escritas e iconográficas como registros da memória que apresentam pistas para narrar uma história e constituir um “saber venatório” da educação dos filhos dos poloneses e da relação das irmãs com esses imigrantes.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645437
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