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Concepções de polivalência e professor polivalente: uma análise historico‐legal
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Palavras-chave

Polivalência. Professor polivalente. Ensino fundamental.

Como Citar

CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; RAMOS, Nathália Barros; SILVA, Kátia Augusta C. Pinheiro Cordeiro da. Concepções de polivalência e professor polivalente: uma análise historico‐legal. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1186–1204, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i2.8645863. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645863. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

As concepções de polivalência e professor polivalência são resultantes de um processo histórico relacionadas à visão de educação, escola, conhecimento e formação profissional. Assim, o texto descreve, a partir de alguns documentos oficiais educacionais, tal processo no período de 1970 até as reformas pós anos 1990. Percebe a noção de polivalência e professor polivalente associada a um sentido generalista e superficial de trato com os conteúdos curriculares denotando uma relação economicista de relação “custo‐benefício” sob a justificativa de se suprir o déficit de professores para atuarem na crescente população escolar com ensino obrigatório estendido no período militar. Após as reformas dos anos 90 os documentos dão indícios de uma lógica das competências tanto como conteúdo formativo profissional como modo de construção do conhecimento por parte dos sujeitos. Tais documentos referendam ainda uma noção de conhecimento baseada numa perspectiva de interdisciplinaridade um tanto frágil quando esta é transposta do contexto epistemológico para o contexto educacional e pedagógico o que fragiliza também, uma compreensão apolítica de competências aos processos de profissionalização docente reforçando uma lógica de responsabilização. 

https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645863
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