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Memória, educação e trabalho no processo de reprodução da sociedade do capital
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Palavras-chave

Trabalho e Educação. Memória e Ideologia. Produção/reprodução do capital

Como Citar

ALMEIDA, José Rubens Mascarenhas de; ALVES, Ana Elizabeth Santos. Memória, educação e trabalho no processo de reprodução da sociedade do capital. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 189–198, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8646117. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646117. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo enfoca, como seu próprio título espelha, a relação simbiótica entre memória, educação e trabalho no processo de reprodução da sociedade contemporânea. Assim, para responder a questões que se põem na ordem do dia (como se relacionam trabalho e educação no sistema do capital? Como o saber construído adentra, de fato, o campo da educação formal? Como educação, memória e ideologia se intercalam nesse processo?), seus autores recorrem a um enfoque ontológico do trabalho, relacionando este à educação – esta entendida como instrumento reprodutivo da lógica do capital, mas não só –, entendendo tal relação como mediada pelos instrumentos da memória e da ideologia que permeiam as práticas sociais.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646117
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