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Ensino vocacional: formação integral, cultura e integração com a comunidade em escolas estaduais paulistas na década de 1960
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Palavras-chave

Ensino vocacional. Formação integral. Escola e comunidade.

Como Citar

TAMBERLINI, Angela Rabello Maciel de Barros. Ensino vocacional: formação integral, cultura e integração com a comunidade em escolas estaduais paulistas na década de 1960. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 119–137, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8649211. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8649211. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo visa analisar a experiência do Ensino Vocacional, escolas públicas implementadas na rede estadual paulista na década de 1960. Tem o objetivo de registrar a memória desta pedagogia, visando elucidar os seus fundamentos teórico-filosóficos, a sua estrutura curricular, a sua prática pedagógica, a indissociação entre educação e cultura que a caracterizava, a forte dimensão que a relação escola-comunidade assumiu neste projeto, o seu significado social e político, a sua difícil relação com os governos do período e a sua extinção. Busca, sobretudo, aprofundar a análise sobre a renovação metodológica empreendida pelo Ensino Vocacional, a formação que se propôs a dar a seus alunos e suas contribuições para repensar a educação pública na atualidade. Identificando a prevalência da contribuição de diferentes concepções em momentos distintos da experiência, concretizados em práticas pedagógicas inovadoras, pesquisa o legado que este projeto deixou à educação brasileira.  

https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8649211
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