Palavras-chave
Como Citar
Resumo
O número 71 da Revista HISTEDBR Online seguindo sua tradição traz a público artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Nesse sentido, são 20 artigos, 2 resenhas e 4 resumos de dissertações e teses, escritos por autores(as) de diversas instituições de ensino superior nacionais e internacional, a saber: Universidade de Santiago de Chile – Chile, UEMS, UFPA, UFOPA, UFMS, UFPB, UFV, UFU, UFTM, UECE, UNOPAR, UEL, UNIFESP, FURG, UFT, UEBS, UFRJ, UNISUL. Os artigos disponíveis apresentam uma composição diversificada de textos publicados, tanto no que se refere aos temas tratados, quanto na multiplicidade de abordagens percebidas.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Downloads
Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)
- Régis Henrique dos Reis Silva, Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação especial brasileira , Revista HISTEDBR On-line: v. 14 n. 58: set. 2014
- Mara Regina Martins Jacomeli, A lei 5.692 de 1971 e a presença dos preceitos liberais e escolanovistas: os estudos sociais e a formação da cidadania , Revista HISTEDBR On-line: v. 10 n. 39: set. 2010
- Régis Henrique dos Reis Silva, Robson Machado, Ribamar Nogueira da Silva, Golpe de 2016 e a educação no Brasil , Revista HISTEDBR On-line: v. 19 (2019): Publicação Contínua
- Maria Angélica Cardoso, Mara Regina Martins Jacomeli, Estado da arte acerca das escolas multisseriadas , Revista HISTEDBR On-line: v. 10 n. 37e: maio. 2010 (n. esp.)
- Régis Henrique dos Reis Silva, FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. (orgs.). Teoria e Educação no Labirinto do Capital. 2ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. , Revista HISTEDBR On-line: v. 9 n. 34: jun. 2009
- Luciana Cristina Salvatti Coutinho, José Claudinei Lombardi, Notas introdutórias sobre gestão escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica , Revista HISTEDBR On-line: v. 16 n. 68: jun. 2016
- Ivone Rodrigues dos Santos, Régis Henrique dos Reis Silva, Crítica às políticas de (con)formação docente em educação especial/inclusiva no Brasil , Revista HISTEDBR On-line: v. 17 n. 3 (2017): jul./set. [73]
- Mara Regina Martins Jacomeli, Maria Angélica Cardoso, A gestão democrática no Programa Escola Ativa/MEC– políticas para o consenso , Revista HISTEDBR On-line: v. 14 n. 57: jun. 2014
- Fabiana de Cássia Rodrigues, Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Apontamentos sobre educação e trabalho no Brasil contemporâneo: aspectos da contrarreforma educacional , Revista HISTEDBR On-line: v. 17 n. 3 (2017): jul./set. [73]
- Mara Regina Martins Jacomeli, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Leandro Sartori Gonçalves, Educação integral do homem e a política educacional brasileira: limites e contradições , Revista HISTEDBR On-line: v. 17 n. 3 (2017): jul./set. [73]
Artigos Semelhantes
- Lays Regina Batista de Macena dos Santos, Mauricéia Ananias, Talvez vos embarace o numero de meninos pobres que deve admittir cada aula: instrução pública primária - Província da Parahyba do Norte - 1849-1889 , Revista HISTEDBR On-line: v. 17 n. 1 (2017): jan./mar. [71]
- Marco Antonio Oliveira, Cláudia Barbosa Lôbo, Gedeli Ferrazzo, As formas de materialização das políticas de educação integral em Rondônia , Revista HISTEDBR On-line: v. 16 n. 69: set. 2016
- Suenya do Nascimento Costa, Jean Carlo de Carvalho Costa, Carneiro da Cunha: análise da atuação política na província da Parahyba do norte (1874-1876) , Revista HISTEDBR On-line: v. 17 n. 2 (2017): abr./jun. [72]
- Luiz Antonio de Oliveira, Cibele Mayara da Silva, Suelen Pereira Bueno, Fontes para história da educação no Município de Curiúva – PR: contribuições para a historiografia das escolas rurais no Norte Pioneiro do Paraná , Revista HISTEDBR On-line: v. 18 n. 2 (2018): abr./jun. [76]
- João Carlos da Silva, Eraldo Leme Batista, Lidiane Maciel Mafatto, Anderson Szeuczuk, Instituições escolares: memória, fontes e arquivos , Revista HISTEDBR On-line: v. 15 n. 64: set. 2015
- Sérgio Eduardo Montes Castanho, Memória, história e educação , Revista HISTEDBR On-line: v. 16 n. 67: mar. 2016
- Fabiana de Cássia Rodrigues, Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Régis Henrique dos Reis Silva, Mara Regina Martins Jacomeli, Editorial , Revista HISTEDBR On-line: v. 17 n. 2 (2017): abr./jun. [72]
- Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Paula Ruas Ferreira, Daniella Miranda Santos, Camila Nunes Duarte Silveira, Maria Cleidiana Oliveira de Almeida, História da educação na Bahia: notas preliminares para a compreensão do tradicionalismo na educação brasileira , Revista HISTEDBR On-line: v. 16 n. 67: mar. 2016
- Talitha Estevam Moreira Cabral, Denilson Santos de Azevedo, Joana D’arc Germano Hollerbach, Wagner Luiz Tavares Gomides, A criação do Grupo Escolar Silveira Brum e as relações entre matrícula, frequência e fluxo de promoção no ensino primário do educandário (1912-1930) , Revista HISTEDBR On-line: v. 13 n. 52: set. 2013
- Luciene Silva, Maria de Fátima Matos de Souza, Célio da Cunha, A influência do pensamento pedagógico brasileiro na política de educação integral do século XXI , Revista HISTEDBR On-line: v. 16 n. 69: set. 2016
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.