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A formação moral e cívica das crianças brasileiras na Primeira República pela prática da leitura de livros infantis: uma análise de contos pátrios (1904)
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Palavras-chave

Educação. História da educação. Livros infantis. Contos pátrios.

Como Citar

MACHADO, Maria Cristina Gomes; MARTINELI, Laís Pacifico. A formação moral e cívica das crianças brasileiras na Primeira República pela prática da leitura de livros infantis: uma análise de contos pátrios (1904). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 511–533, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i2.8650408. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650408. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo enfatiza o papel dos livros infantis publicados na Primeira República (1889-1930), no Brasil, para a formação moral e cívica das crianças. Para tanto, discorremos sobre o contexto histórico, em que os livros foram publicados,com ênfase na análise do livroContos Pátrios(1904), de Olavo Bilac (1865-1918) e Coelho Neto (1864-1934), para a compreensão da proposta de educação das crianças brasileiras. Nos anos finais do século XIX, a República se instaurou e a industrializaçãose fortalecia. Nesse contexto, a educação se destacou, tornando-se responsável por preparar o cidadão eleitor, o trabalhador nacional e legitimar o novo regime, cultivando o sentimento de nacionalidade. Por isso, ela começou a ser alvo de discussões e projetos para que se adequasse as necessidades do período. Os livros infantisforam publicados para atender a demanda por material de leitura para as crianças no país e estavam em consonância com o projeto republicano de educação. Contos Pátrios é um exemplo desse material de leitura escolar: buscava desenvolver na criança sentimentos patrióticos e nacionalistas, como amor à pátria, amor ao próximo e à família, mostrava suas responsabilidades, como ser o provedor da família (garotos), e de protetora e daquela que cuida e zela pela família (meninas). 

https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650408
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