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Os métodos de ensino no Brasil do século XIX
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Palavras-chave

Métodos de ensino. Educação no século XIX. Prática pedagógica. Difusão da escola pública.

Como Citar

CASTANHA, André Paulo. Os métodos de ensino no Brasil do século XIX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1054–1077, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i4.8651232. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651232. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender historicamente como se deu o processo de constituição dos métodos de ensino no Brasil do século XIX, articulando-os à prática pedagógica e a difusão da escola pública. O estudo compara as ações desencadeadas na Corte e província do RJ, MT e PR tendo por bases as fontes de época, tais como a legislação, relatórios e escritos de pensadores do século XIX. A análise e interpretação da documentação e da bibliografia está alicerçada ao contexto de produção buscando estabelecer relações entre os princípios teóricos e metodológicos dos métodos e os projetos políticos e sociais em disputas. Esse movimento evidencia que os métodos foram/são construídos historicamente e que o aparecimento de um não significa o desaparecimento do outro. A história da educação tem demonstrado como é difícil o domínio pleno (teórico-prático) dos métodos de ensino por parte dos professores e que é de extrema importância conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e pedagógicos dos métodos para poder intervir de forma precisa no interior das práticas escolares e na formação de professores.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651232
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