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O papel dos professores na formação social brasileira: 1827-1889
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Palavras-chave

Trabalho dos professores. Instrução elementar
Educação no Império. Legislação educacional

Como Citar

CASTANHA, André Paulo; BITTAR, Marisa. O papel dos professores na formação social brasileira: 1827-1889. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 34, p. 37–61, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i34.8639578. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639578. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O texto é resultado das pesquisas desenvolvidas sobre as políticas de instrução públicaelementar no Brasil imperial a partir do Ato Adicional de 1834. Um dos objetivos do estudofoi compreender as ações do Estado em relação aos professores de instrução primária. Qual operfil dos professores? Quais as condições de trabalho e incentivos salariais? Qual o papel doprofessorado em relação à organização da sociedade? Para tanto, fez-se uma comparaçãoentre a legislação educacional produzida pela Corte e pelas províncias do Rio de Janeiro,Mato Grosso e Paraná, subsidiada por outras fontes primárias. O estudo concluiu que o Estadoutilizou-se da legislação educacional para controlar de perto o trabalho dos professores. Apreocupação com o trabalho dos mestres esteve mais centrada no potencial que estesdesempenhavam enquanto agentes da administração e responsáveis pela difusão de ummodelo de sociedade do que pelo conhecimento básico dos conteúdos escolares.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639578
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