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Trabalho didático e escolarização primária: fontes para a história da educação no final do império
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Palavras-chave

História da Educação. Fontes Documentais. Escolarização Primária. Trabalho Didático

Como Citar

SCHELBAUER, Analete Regina. Trabalho didático e escolarização primária: fontes para a história da educação no final do império. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 220–229, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639625. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639625. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações iniciais acerca das fontesdocumentais relacionadas ao processo de escolarização primária e a organização dotrabalho didático, tomando a Província de São Paulo e o final dos oitocentos como lócus deanálise. Dentre essas fontes destacamos as Atas do Conselho Superior de Instrução Públicada Província de São Paulo e os Relatórios de Escolas Particulares e de Professores PúblicosPrimários, que fazem parte do Acervo de fontes manuscritas do Arquivo do Estado de SãoPaulo (AESP). Este trabalho contempla parte das reflexões apresentadas durante a Mesa-Redonda “História e trabalho didático”, realizada durante o VIII Seminário Nacional doGrupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR,no ano de 2009.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639625
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Referências

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