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O discurso do fracasso escolar na pedagogia crítica
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Palavras-chave

Educação. Infância. Fracasso escolar. Discurso crítico

Como Citar

QUEIROGA, Maria do Socorro Nóbrega. O discurso do fracasso escolar na pedagogia crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37, p. 205–219, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37.8639674. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639674. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este ensaio é parte de uma discussão desenvolvida em Tese de Doutorado, tratando dosdiscursos sobre fracasso escolar, no contexto mais amplo dos discursos sobre as criançascom trajetórias minoritárias na escola, atrelados às relações de poder. No trato com aanálise dos discursos utilizei como ferramenta teórica central a analítica de MichelFoucault -, sobretudo sua importante contribuição sobre as relações de poder e a produçãode saber, e a perspectiva histórico-sociológica de Norbert Elias e Philippe Arriès.Compreendendo os discursos sobre o fracasso escolar como maquinarias de governo dainfância, analiso-os como formas de disciplinamento fabricadas para regular as trajetóriasindividuais e como forma de controle da população, em diferentes tempos históricos, e, quebuscam capturar os sujeitos através dos saberes produzidos, sobretudo no campo “psi” epedagógico. Na Tese elegi três séries históricas nas quais as trajetórias escolares dascrianças são significadas de diferentes formas: a série da “eugenia”, desde finais do séculoXIX até as quatro primeiras décadas do século XX; a série do “planejamento” - entre osanos de 1960/1980, objeto deste artigo, e a série da “eficácia”, entre os anos 1980 até acontemporaneidade.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639674
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