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Ser professora: um estilo de vida pontuado pela formação
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Palavras-chave

Habitus. Estilo de vida. Professora. Formação inicial

Como Citar

ESQUISANI, Rosimar Serena; WERLE, Flávia Obino Corrêa. Ser professora: um estilo de vida pontuado pela formação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38, p. 104–115, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38.8639693. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639693. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O trabalho discute o habitus como conceito apto a explicar o estilo de vida que assinala o‘ser professora’. Para tanto, lança mão de registros orais elaborados a partir de entrevistascom egressas da Escola Complementar. Por meio da identidade tecida na formação inicialdestas ex-complementaristas, as mesmas internalizaram comportamentos próprios a umestilo de vida que supunham adequado ao exercício profissional, condicionando seusmodos e hábitos pessoais à docência. Nesta direção, o texto procura agregar contribuiçõespara o entendimento desse estilo de vida, no momento em que reafirma o conceito dehabitus, como capaz de responder à especificidade da formação da identidade grupal dossujeitos.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639693
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