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Nação e identidade nacional no livro didático de história: a abordagem de Borges dos Reis na Bahia republicana
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Palavras-chave

Livro Didático. Nação. Bahia. Identidade Nacional. Borges dos Reis

Como Citar

PINA, Maria Cristina Dantas. Nação e identidade nacional no livro didático de história: a abordagem de Borges dos Reis na Bahia republicana. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37e, p. 145–163, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37e.8639786. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639786. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O texto analisa como a nação brasileira foi retratada no manual de História do Brasil deAntônio Alexandre Borges dos Reis (1915), utilizado no Ginásio da Bahia. Buscou-seperceber as especificidades do discurso histórico do autor, testemunha das contradições deuma região que clamava por manter sua posição no cenário nacional. Através da revisãobibliográfica e de fontes primárias o objeto foi analisado segundo três categorias: nação,trabalho e classe social. Constatou-se que, semelhante a outros autores didáticos da época,Borges dos Reis defende um caminhar evolutivo do Brasil em direção à civilização,fortalecendo uma identidade nacional branca, cristã e liberal. Condena moralmente aescravidão, mas a justifica como necessidade econômica; admite o papel do negro naconstrução do país, porém sem ação decisiva no destino do Brasil. Todavia, diferentedaqueles manuais, o autor chama atenção para o processo de interiorização e de misturaentre as raças na formação da nação, defendendo que as diversidades regionais deveriamser consideradas na narrativa. A obra caracteriza-se pelo patriotismo e nacionalismo,embora referenciado no contexto baiano, evidenciando o quanto as noções de patriotismo,nacionalismo e identidade nacional assumiram complexidades específicas no Brasilrepublicano, tendo na escola e seus materiais didáticos lugares privilegiados dedisseminação.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639786
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