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Livrinhos que eram verdadeiros tesouros: leituras para crianças no Brasil imperial
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Palavras-chave

Educação. Obras Educativas. Gênero. Infância

Como Citar

GONÇALVES FILHO, Carlos Antônio Pereira. Livrinhos que eram verdadeiros tesouros: leituras para crianças no Brasil imperial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 42, p. 200–216, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i42.8639875. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639875. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma breve análise de duas obras voltadas à educação do público infantil durante o século XIX: o Tesouro de Meninas e o seu congênere, o Tesouro de Meninos. Publicados originalmente na Europa, estes livros ajudaram a difundir modelos de comportamento para os/as filhos/as das camadas médias e altas da sociedade brasileira do Império. O conteúdo dessas obras mesclava lições de história, geografia e ciências naturais com lições de ordem moral constituindo um compêndio de conhecimentos gerais para uso nas escolas e na educação doméstica. Os textos destes livros foram compostos no formato de diálogos em que um personagem adulto ensina às crianças as regras do bem viver dentro e fora de casa. Como recursos didáticos, estes livros se valiam de contos, fábulas e biografias de celebridades históricas, de modo a introjetarem nos/as pequenos/as leitores/as os exemplos de conduta que deveriam seguir. Através de suas páginas, meninos e meninas deveriam aprender, assim, a representar os papéis sociais almejados por seus progenitores numa sociedade organicamente constituída.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639875
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Referências

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