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A formação de professores no Paraná e as práticas de fiscalização do trabalho docente
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Palavras-chave

Escola Normal. Diretor. Fiscalização

Como Citar

MARTINIAK, Vera Lucia. A formação de professores no Paraná e as práticas de fiscalização do trabalho docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, p. 202–213, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43.8639937. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639937. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O apresenta uma discussão acerca das práticas fiscalizadoras na formação de professores, ou seja, a constituição dos órgãos de direção e inspeção escolar, conforme as determinações do Código de Ensino de 1917 e do Regulamento das Escolas Normais Primárias de 1924 e, a atuação do diretor da Escola Normal considerando-se o exercício da autoridade administrativa e pedagógica no interior da instituição escolar. A pesquisa, teve como propósito compreender o papel desempenhado pelo diretor da Escola Normal, a partir da legislação paranaense, do período que se constituíram como fontes primárias. A fiscalização da instrução pública tornou-se prioridade para os governantes, o que mereceu destaque na legislação paranaense por meio da implantação de órgãos de direção e de inspeção. A estrutura educacional adotada baseou-se no modelo fordista, empregado pelas empresas, em que a forma de organização pautava-se na racionalização do trabalho, na divisão e na especialização das tarefas. A fiscalização do trabalho docente pelo diretor teve grande relevância na estrutura burocrática e hierárquica, e ele foi considerado o elemento chave para a organização da escola e o interlocutor entre o governo e comunidade escolar.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639937
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