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Eleição e formação de diretores de escolas municipais: a legislação e as práticas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa
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Palavras-chave

Gestão educacional. Eleição de diretores escolares. Seleção de diretores escolares

Como Citar

LUPORINI, Teresa Jussara; MARTINIAK, Vera Lúcia; MAROCHI, Zélia Maria Lopes. Eleição e formação de diretores de escolas municipais: a legislação e as práticas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, p. 214–222, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43.8639938. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639938. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A eleição de diretores tem-se revelado tema polêmico e desafiador no contexto das políticas educacionais. O presente trabalho pretende discutir como ocorre a formação continuada de professores que assumem as diferentes atribuições de gestores em nível de sistema e das unidades escolares assim como a experiência realizada no sistema escolar de ensino de Ponta Grossa-PR, descrevendo a sistemática de seleção de diretores para atuar em escolas dos anos iniciais. A metodologia utilizada, sob a forma de aplicação de questionários e acompanhamento da formação continuada por meio de grupo de estudo mensal, revelam práticas do cotidiano escolar que se colocam como desafios na atuação dos diretores da referida rede municipal de ensino.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639938
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Referências

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