Banner Portal
História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições
PDF

Palavras-chave

Educação. Amazônia. Concepções teórico-metodológicas

Como Citar

COLARES, Anselmo Alencar. História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 187–202, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639960. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639960. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O texto expressa a posição assumida pelo autor ao compor a mesa redonda que teve como tema: “Local e nacional: questões teórico-metodológicas”, durante a IX Jornada do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, ocorrida em Belém do Pará, junho de 2010. Questiona a denominação História da Educação na Amazônia, apontando elementos essenciais para que ela possa ser coerentemente efetivada. Sugere uma possibilidade teórico-metodológica para a pesquisa nesta área e aponta os limites presentes em concepções que não admitem que a história possa ser compreendida objetivamente, restando-nos a aceitação das diversas versões apresentadas, independente das fontes, e das análises nas quais se sustentaram. Por fim, apresenta uma contribuição para a escrita da história educacional da Amazônia, tendo como recorte o Grão-Pará na época colonial.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639960
PDF

Referências

BAETA NEVES, Luis Felipe. O combate dos soldados de Cristo na terra dos papagaios: colonialismo e repressão cultural. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1978.

BESSA FREIRE, José Ribamar. (Coord.). A Amazônia no período colonial (1616-1798). Manaus: Fundação Universidade do Amazonas, 1987.

BETTENDORFF, Pe. Felipe. Crônica da missão dos padres da Companhia de Jesus no estado do Maranhão. Belém: fundação cultural do Pará, 1980.

CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão? Campinas/SP: Papirus, 1991.

DAMASCENO, Alberto. Origens da educação estatal na América portuguesa. 1998. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. VIDAL, Diana Gonçalves. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPED: Autores Associados, 2000. [Edição Especial no 14, mai/jun/jul/ago 2000].

ILDONE, José. Noções de história da Vigia. Pará: CEJUP 1991.

LEITE, Serafim. História da companhia de Jesus no Brasil. 1943. Lisboa: Portucália. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1943. [Tomo IV].

MARX, K. O capital: critica da economia política. vol. 1, Posfácio da segunda edição, São Paulo: Abril Cultural, Os Economistas, 1983.

MENDONÇA, Marcos Carneiro de. (ed.) A Amazônia na era pombalina: correspondência inédita do governador e capitão-general do Estado do Grão-Pará e Maranhão Francisco Xavier de Mendonça Furtado 1751-1759. (3 tomos). Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 1963.

NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). 2a ed. São Paulo: Hucitec, 1983.

ORSO, Paulino José. CASTANHA, André Paulo. História da educação: Pesquisa e memória histórica. In: ORSO, P. CASTANHA, A. SILVA, J. MARTIN, E. PERES, C. (Orgs.) História da educação: pesquisa e memória histórica. Cascavel: Coluna do Saber, 2008

PAIVA, José Maria de. Colonização e catequese. São Paulo: Cortez, 1982.

PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

RAGAZZINI, Dário. Para quem e o que testemunham as fontes da história da educação? In: Educar em revista n 18/2001. Curitiba. Editora EFPR, 2001 [p. 13-28].

REIS, Arthur Cézar Ferreira. Limites e demarcações na Amazônia brasileira. 2 vol. 2a.ed. Belém: Secretaria de Estado da Cultura, 1993.

SWEET, David G. y NASH, Gary B.. Lucha por la supervivencia en la América colonial. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.

VIANNA, Arthur. Esboço retrospectivo da instrucção publica no Pará. In: A educação no Pará. Documentário. Belém/PA: Governo do Estado do Pará: Secretaria de Estado de Educação, 1987.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.