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Instrução pública nos relatórios oficiais e na correspondência do império: bispo, asilo e ultramontanismo
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Palavras-chave

Instrução pública. Caridade. Previdência social. Trabalho. Instrução religiosa

Como Citar

NEVES, Fernando Arthur de Freitas. Instrução pública nos relatórios oficiais e na correspondência do império: bispo, asilo e ultramontanismo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 211–223, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639962. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639962. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A caridade no império do Brasil da segunda metade do século XIX foi um dos instrumentos para viabilizar a Instrução Pública. A educação voltada para o trabalho teve na igreja do Pará um defensor que mobilizou a sociedade civil e o estado para confiarem esta tarefa à religião oficial do império como um agente de modernização. Esta ação constituía parte da pastoral de D. Macedo Costa de solidificar o campo católico ante as transformações em curso no mundo do trabalho.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639962
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