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A história da organização do ensino primário de Belém do Pará, 1937 a 1945: ações e limites
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Palavras-chave

Ensino Primário. Belém do Pará. Organização

Como Citar

SOUSA, Maria de Fátima Matos de; ROSÁRIO, Maria José Aviz do. A história da organização do ensino primário de Belém do Pará, 1937 a 1945: ações e limites. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 273–285, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639968. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639968. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é uma aproximação com a discussão, organização e sistematização de fontes que registram a história da educação da Amazônia. Parte da tese de que a organização do ensino primário de Belém do Pará, no período, esteve ligada às diretrizes traçadas nos Regimentos do Ensino Primário Estadual, com forte influência da Secretaria Estadual de Educação. Objetiva disponibilizar documentação referente à história da educação de Belém do Pará, visando minimizar os problemas de acesso às informações, à dispersão, destruição e alienação documental e, refletir sobre o processo de organização do ensino primário, no período. Sua estruturação situa o estudo apresentando à temática e o objeto de estudo, evidencia as principais mediações quando da articulação, elaboração e efetivação do ensino primário, bem como discute as relações existentes entre os poderes políticos instituídos e as reivindicações sociais. Em sua conclusão preliminar,as fontes documentais, apontam a organização do ensino primário, como um instrumento importante de barganha política e que ao mesmo tempo passava por um processo de redirecionamento histórico-político-social no qual os poderes políticos estadual e municipal figuravam como atores principais no papel de mediadores e elaboradores das propostas pertinentes à educação.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639968
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