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O proformação e seu modelo de educação a distância
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Palavras-chave

Política de Educação a Distância. PROFORMAÇÃO. Modelos Educacionais. Banco Mundial

Como Citar

MORAES, Raquel de Almeida. O proformação e seu modelo de educação a distância. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 262–274, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639990. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639990. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O artigo analisa o modelo de educação a distância adotado pelo Programa de Formação de Professores Leigos, PROFORMAÇÃO utilizando o método do materialismo histórico e dialético que articula as contradições no movimento da totalidade histórica.  A sua conclusão destaca que no seu modelo educacional há um vínculo direto entre educação e produção capitalista, que prioriza as competências e habilidades técnicas ao invés do conhecimento e ética política, mediante a metodologia do “aprender a aprender”  e da pedagogia das competências acentuando, no entanto, a alienação do professor-trabalhador.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639990
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