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Instrução, ciência e civilização: a província do Grão Pará e as influências francesa e estadunidense nas questões educacionais (1860 a 1870)
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Palavras-chave

Ciência. Instrução Pública. Província do Grão-Pará

Como Citar

MALHEIROS, Rogério Guimarães; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. Instrução, ciência e civilização: a província do Grão Pará e as influências francesa e estadunidense nas questões educacionais (1860 a 1870). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 77–92, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640010. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo privilegiamos o debate acerca das influências do “modelo” educacional francês e estadunidense nas discussões, aspirações e medidas propostas por políticos e intelecutais paraenses, na tentativa de estabelecer melhorias ao sistema de instrução pública da Província do Grão-Pará na segunda metade do século XIX. Deste modo, por meio de um ideal científico e de instrução do cidadão paraense tivemos a concorrencia de modelos de instrução na Província do Grão-Pará que nos leva a repensar acerca da predominância francesa entre a classe abastarda e dirigente da mencionada Província do Império do Brasil, pois tivemos a nítida defesa do modelo educacional dos Estados Unidos da América, tecida pelo naturalista e etnólogo Ferreira Penna, que se destacou na Província pela sua atuação científica que resultou na organização do Museu Paraense de História Natural e Etnolografia.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640010
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