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Formação inicial de professores na perspectiva histórico-crítica: por quê? Para quê? Para quem?
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Palavras-chave

Formação Inicial de Professores. Neoliberalismo. Pedagogia Histórico-Crítica. Práxis Educativa

Como Citar

MASSUCATO, Jaqueline Cristina; AKAMINE, Aline Aparecida; AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Formação inicial de professores na perspectiva histórico-crítica: por quê? Para quê? Para quem?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 130–144, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640076. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640076. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Analisamos nesse artigo a formação inicial de professores da educação básica sob aperspectiva histórico-crítica. O objetivo central é refletir sobre a formação no âmbito doneoliberalismo, tendo por problemática buscar conhecer suas implicações na formação deprofessores para além da formação profissional. Evidenciaremos questões sobre aeducação e a formação de professores nesse contexto, buscando ressaltar a importância daluta por parte das classes dominadas frente a uma educação fragmentária. O métodobibliográfico colocará em relevo a educação e a formação de professores tendo porreferência entre outros, Marx (1978), Saviani (2002, 2008, 2009), Moraes (2001).Sinalizaremos a necessidade de outros rumos para a formação, voltados para a construçãode conhecimentos teoricamente fundamentados, mediante a contribuição da filosofia e dosdemais conhecimentos, relacionando a teoria com a prática na formação docente. Osresultados obtidos indicam que a formação de professores pode obter ganhos significativosquanto à qualidade desde que fundada nessa perspectiva, uma vez que se busca a práxis e oretorno da teoria na formação profissional.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640076
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