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A pedagogia histórico-crítica na trajetória histórica e nos fundamentos teóricos do currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel/PR
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Palavras-chave

Currículo. Pedagogia histórico-crítica. Cascavel. Formação continuada

Como Citar

MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da S. D.; PAGNONCELLI, Claudia. A pedagogia histórico-crítica na trajetória histórica e nos fundamentos teóricos do currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel/PR. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 190–204, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640080. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640080. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A finalidade deste artigo é a de primeiramente relatar a trajetória histórica do processo deelaboração do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, naseqüência, expor os principais pressupostos que fundamentam este documento que seconstitui em três volumes (Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais) eEducação de Jovens e Adultos - Fase I) concluído em 2007 e implementado a partir de2008. O documento tem como referencial teórico a epistemologia materialista históricodialética(MARX), a proposições da psicologia histórico-cultural (VIGOTSKY) e apedagogia histórico-crítica (SAVIANI). Intenta-se também apresentar os pressupostossobre a educação das pessoas com deficiências, afirmados nesse Currículo. À vista daimplementação do referido documento, é exposto o processo de formação continuadadesencadeado no município nos anos de 2008 a 2010, que buscou instrumentalizar osprofessores da Rede Municipal de Ensino para a compreensão e aplicação efetiva egradativa do documento, que foi pela primeira vez na história, elaborado pela própria Redee com discussões envolvendo os professores das escolas municipais.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640080
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