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Educação profissional em Rondônia e o discurso da inclusão: um estudo de caso
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Palavras-chave

Políticas educacionais. Educação profissional. Inclusão social

Como Citar

RAMOS, Maria da Rocha; SOARES, Domingos Perpétuo; GOMES, Marco Antonio de Oliveira. Educação profissional em Rondônia e o discurso da inclusão: um estudo de caso. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 238–250, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640083. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640083. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

As transformações ocorridas no âmbito da economia mundial, e mais especificamente noBrasil, apontam para a necessidade de uma formação de mão-de-obra flexível eadequadamente preparada para atender as demandas do capital, o que contribui tambémpara a exclusão dos indivíduos das classes populares, carentes de formação integral quepossibilite a compreensão do processo produtivo, bem como a participação política. Opresente estudo tem por objetivo identificar e delinear o perfil socioeconômico dos alunosque ingressam na rede federal de educação profissional em Rondônia, analisando ascondições de acesso a partir de uma perspectiva inclusiva. O objeto de estudo abrange osdiscentes dos anos letivos 2009 do IFRO, Campus Ji-Paraná - RO, a pesquisa é de naturezateórico-empírica e a metodologia de caráter bibliográfico, documental, e exploratório. Osresultados visam a contribuir para a avaliação e melhoria da educação profissional naregião entendida como instrumento político-pedagógico de inclusão social.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640083
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