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O trabalho como principio educativo e como principio de alienação: possibilidades e limites da pedagogia da alternância
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Palavras-chave

Trabalho. Trabalho como princípio educativo. Alienação. Educação. Pedagogia da Alternância

Como Citar

PALARO, Ricardo; BERNARTT, Maria de Lourdes. O trabalho como principio educativo e como principio de alienação: possibilidades e limites da pedagogia da alternância. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 293–308, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640087. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640087. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A temática tratada nesse artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida noPrograma de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR campus PatoBranco. O questionamento que se levanta é sobre a possibilidade de captar na Pedagogiada Alternância elementos da categoria trabalho bem como também elementos da categoriatrabalho como princípio educativo. Para isso, este artigo apresenta reflexões sobre otrabalho como princípio educativo e principio de alienação, bem como discute esta relaçãona Pedagogia da Alternância. Os primeiros resultados mostram que a Pedagogia daAlternância está longe de ser vista como revolucionária.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640087
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