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Origem da escola pública brasileira: a formação do novo homem
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Palavras-chave

Escola publica. Formação do novo homem. Educação

Como Citar

PEREIRA, Lilian Alves; FELIPE, Delton Apdo; FRANÇA, Fabiane Freire. Origem da escola pública brasileira: a formação do novo homem. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45e, p. 239–252, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45e.8640120. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640120. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar um panorama histórico sobre a origem da escola pública e seu projeto de formação do novo homem para a modernidade. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a origem da escola pública na Europa, quais as concepções de educação que perpassaram a sua história no decorrer do final do século XIX e início do século XX, e como essas concepções influenciaram o pensar a escola publica no Brasil. Considerando que a história da escola pública tem uma estreita relação com os interesses políticos postos na sociedade, nos perguntamos: Quais os interesses sociais que estão envolvidos neste processo? Nas bibliografias analisadas percebemos que a partir do século XIX a organização das instituições públicas de ensino promoveu a transmissão da ideologia da sociedade burguesa, essa ideologia pode ser observada nos conteúdos escolares, que visavam o aprimoramento do trabalhador. No Brasil, a organização das instituições públicas mostrou-se ligada a cópia de métodos de países europeus sempre valorizando os pressupostos burgueses. Concluímos que escola publica idealizada para o povo no século XIX não contemplou a todos, o ensino nesse período não proporcionou igualdade, obrigatoriedade e gratuidade, princípios esses que serão perseguidos ao longo do século XX.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640120
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