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Uma página feminina: escritos para a educação das mulheres paraibanas (década de 1930)
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Palavras-chave

Mulher. Imprensa. Educação. Escrita

Como Citar

NUNES, Maria Lúcia da Silva; MACHADO, Charliton José dos Santos. Uma página feminina: escritos para a educação das mulheres paraibanas (década de 1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 54, p. 189–206, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i54.8640177. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640177. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo sugerir uma classificação temática dos textos da Página Feminina, da Associação Paraibana Pelo Progresso Feminino (APPF), no jornal A União - PB, destacando o caráter educativo desse espaço de escrita feminina.  O aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural subsidiou a leitura empreendida porque propicia a liberdade de considerar fontes como o jornal diário e alçar a sujeito da história a mulher, elementos estes esquecidos pela historiografia durante grande parte da história da humanidade. Com essa concepção, e tendo como processo metodológico a pesquisa bibliográfica, toma-se para fonte textos publicados no jornal citado, escritos por mulheres associadas à APPF, na década de 1930, período em que a referida associação atuou de modo mais intenso na divulgação das lutas femininas. A leitura realizada permite afirmar que a APPF usou o espaço no órgão oficial da imprensa paraibana tanto na propagação de suas ações quanto no fomento da educação das mulheres paraibanas, no momento em que as mesmas reivindicavam direitos e buscavam visibilidade; também exerceu uma função significativa, ao incentivar  a prática  da escrita por mulheres  e ao divulgar essa produção.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640177
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