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Formação de professores na Parahyba do Norte iniciativas para a sua institucionalização (1861 a 1883)
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Palavras-chave

Formação de professores. Escola Normal. Paraíba. Império

Como Citar

ARAÚJO, Rose Mary de Souza. Formação de professores na Parahyba do Norte iniciativas para a sua institucionalização (1861 a 1883). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 52, p. 35–53, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i52.8640228. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640228. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo trata de um estudo sobre o movimento e constituição histórica da formação de professores na Parahyba do Norte. Para tanto analisou-se as iniciativas de institucionalização da formação de professores ensaiadas no período de 1861 a 1883. A análise dessas iniciativas assenta-se no materialismo histórico dialético a partir dos referenciais elaborados por Thompson (1981) e Gramsci (1989). O corpo documental é composto por: legislações, relatórios e mensagens de gestores públicos paraibanos e jornais locais. Constata-se que na realidade paraibana oitocentista as iniciativas para institucionalizar a formação de professores foram atravessadas por conflitos políticos adversos, não lograram êxito e foram projetadas sob os princípios iluministas difundidos pela modernidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640228
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