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A influência do marxismo na pesquisa em educação brasileira
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Como Citar

FERREIRA JR., Amarilio. A influência do marxismo na pesquisa em educação brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 35–44, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640319. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640319. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem com objetivo explicitar a importância do significado epistemológico das obras marxianas para as pesquisas desenvolvidas no âmbito do campo educacional brasileiro desde a institucionalização dos Programas de Pós-Graduação, em 1965. O texto está divido em duas partes: na primeira, estabelecemos uma relação entre o processo de produção do conhecimento educacional no contexto da pesquisa realizada nos Programas de Pós-Graduação e a influência das teorias marxistas durante o período de 1970 a 1980. Nessas primeiras décadas, a investigação no campo educacional foi influenciada por duas tendências teórico-metodológicas interpretativas das obras marxianas: o estruturalismo althusseriano e a concepção gramsciniana. Na segunda, sistematizamos a teoria social desenvolvida pro Karl Marx e Friedrich Engels do ponto de vista dos fundamentos teórico-metodológicos que são considerados válidos para o processo de investigação dos fenômenos educacionais na contemporaneidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640319
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