Resumo
O estudo objetiva construir um retrospecto histórico do atendimento à educação infantil no início da colonização do Estado de Rondônia, com recorte para o atendimento à Educação Infantil em Porto Velho/RO. Utiliza-se para isso de fontes bibliográficas, documentais e orais. Como fonte bibliográfica trabalha com pesquisas desenvolvidas sobre a povoação do Estado de Rondônia; como fonte documental apoia-se em informações disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); compuseram as fontes orais relatos de professoras que no período de 1965 a 1998 ocuparam funções na área técnico-pedagógica e docência na educação infantil no âmbito das secretarias municipal e estadual de educação. Os resultados apontam que o período anterior aos anos de 1990 foi marcado pela quase ausência quantitativa e qualitativa de atendimento formal às crianças menores de sete anos. No início dos anos de 1990 constatou-se a presença de iniciativas de ampliação do atendimento, mas no início do século XXI, em lugar de continuar com a política de ampliação ou, no mínimo, de manutenção, houve um retrocesso no atendimento em razão, principalmente, do novo modelo de financiamento do ensino fundamental instituído pelo FUNDEF, em 1996.
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