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A pedagogia histórico-crítica e a luta pela formação humana plena de conteúdos: o caso da cultura corporal na educação escolar do MST
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Palavras-chave

Pedagogia histórico-crítica. Educação do campo. Cultura corporal

Como Citar

HAUN, Isis Conrado; CUNHA, Katiusca Lima; LAVOURA, Tiago Nicola. A pedagogia histórico-crítica e a luta pela formação humana plena de conteúdos: o caso da cultura corporal na educação escolar do MST. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 57, p. 129–145, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i57.8640408. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640408. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo investigou os fundamentos pedagógicos do trabalho educativo escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e sua relação com o ensino da cultura corporal. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental, complementada por uma etapa de pesquisa exploratória no Assentamento Terra Vista do MST, no município de Arataca – BA. Os dados da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST, evidenciando-se fragilidades para o processo formação e emancipação humana respaldados pelas bandeiras de luta do movimento. Defende-se a pedagogia histórico-crítica enquanto teoria pedagógica balizadora do trabalho educativo do MST, visto sua tese de que o processo educativo escolar é um processo criador de carecimentos superiores, voltado para a formação humana dos indivíduos não fundamentada na satisfação das necessidades já dadas pela vida cotidiana, mas sim pelo contato com conteúdos socialmente produzidos e integrantes da esfera da vida não-cotidiana.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640408
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