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A paideia humana à luz da teoria platônica da educação
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Palavras-chave

Educação. Paideia. Ciência. Técnica. Saberes

Como Citar

XAVIER, Dennys Garcia; WALTER, Karla Cristina. A paideia humana à luz da teoria platônica da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 192–201, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640522. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640522. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Aqui se busca uma reconstrução histórico-teorética do curriculum formativo-educacional do homem, tal como traçado por Platão em sua obra República. Tal tarefa se impõe ao estudioso moderno na medida em que a atemporalidade da reflexão platônica – ancorada num debate formativo que permeou todo o mundo grego-clássico – se configura num ponto irrenunciável da vexata quaestio instalada ainda hoje no seio das pesquisas vinculadas à paideia (formação) humana. Com base em leitura analítica do corpus literário do filósofo, tentou-se reconstruir as partes constitutivas daquele curriculum, insistindo no que, para ele, era tese fundamental: o caráter “conversor” dos saberes evocados, cuja natureza deve portar, a um só tempo, ciência (episteme) e poder (dynamis), numa estrutura bipolar que deve tirar o homem das sombras da aparência e elevá-lo a um saber de tipo estável e universal.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640522
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Referências

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