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Consideraçôes sobre o desenvolvimento do pensamento educacional acerca da educação do corpo
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Palavras-chave

Educação. Corpo. Escola

Como Citar

FÁVERO, Maria Teresa Martins; CALSA, Geiva Carolina; TERUYA, Teresa Kasuko. Consideraçôes sobre o desenvolvimento do pensamento educacional acerca da educação do corpo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 390–402, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640535. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640535. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O trabalho apresenta considerações sobre o desenvolvimento do pensamento educacional acerca da educação do corpo.  O objetivo foi analisar as concepções sobre o corpo na cultura ocidental e as formas como estes pensamentos se manifestaram na prática educativa. A concepção de corpo na sociedade grega é um marco do desenvolvimento histórico cultural da humanidade. Pensadores como Locke, Rousseau, Kant, Dewey, entre outros refletiram sobre as questões do corpo em seus escritos sobre a educação. No período de Institucionalização da escola há um pensamento e educação do corpo com ênfase na superioridade da mente, marcado por idéias de disciplina, moral e higiene. A revolução industrial e o capitalismo promoveram mudanças na sociedade que influenciaram a forma de se pensar e de se educar o corpo. Na atualidade o dualismo não mais opõe a alma ao corpo, mais sutilmente opõe o homem ao corpo como se fosse um desdobramento. As reflexões acerca do tema em questão demonstram que até hoje o corpo ocupa um espaço secundário no contexto escolar, resultado da não superação das idéias cartesianas.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640535
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