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Elementos de álgebra de Cristiano Benedito Ottonni
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Palavras-chave

Organização do trabalho didático
Cristiano Benedito Ottoni
Compêndio de álgebra
Colégio Pedro II

Como Citar

LUIZ, Elaine Cristina; LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. Elementos de álgebra de Cristiano Benedito Ottonni : análise de um instrumento didático do século XIX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 21–37, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i60.8640546. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640546. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo estabelecer a análise de um compêndio de Álgebra, a saber, "Elementos de Álgebra", de Cristiano Benedito Ottoni, adotado nos Programas de Ensino do Colégio Pedro II, no período de 1856-1870. A análise é norteada pela categoria organização do trabalho didático, que permite apreender, historicamente, o papel dos instrumentos didáticos no interior das atividades desenvolvidas em âmbito escolar e apontar as funções assumidas por estes compêndios na relação educativa. Elegemos a temática Teoria dos Logaritmos como vetor para observar em que medida a atividade didática foi objetivada neste instrumento de trabalho. A análise nos permitiu apreender a base do ensino dessa disciplina no Brasil e indicar que os instrumentos didáticos utilizados para o ensino de álgebra, no século XIX, traziam um conteúdo que exigia do professor maior domínio deste campo de conhecimento e permitiam oferecer uma formação mais sólida aos educandos; contudo, no decurso do tempo, o trabalho didático foi sendo progressivamente objetivado e simplificado com vistas a favorecer a disseminação do ensino escolar.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640546
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