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O corpo em fronteiras: perfomances excludentes no universo escolar – uma narrativa etnográfica
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Palavras-chave

Performance. Exclusão. Estigma. Etnografia

Como Citar

CAETANO, Marcio Rodrigo Vale; CASTRO, Paula Almeida de. O corpo em fronteiras: perfomances excludentes no universo escolar – uma narrativa etnográfica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 320–329, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641187. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641187. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As performances excludentes são apresentadas, neste artigo, através da narrativa etnográfica deslocando o não-lugar do corpo na fronteira interativa do universo escolar. Esta interação apresenta-se nas aulas de História com a aluna Tereza e seus processos de aprendizagem marcados pela estigmatização latente daqueles que permanecem nos espaços educativos sem que dele prescindam suas regras. A narrativa nos conduz por um ano letivo e por possibilidades avaliativas na perspectiva de uma Educação que se pretende inclusiva na sua função formadora de alunos e professores em exercício de sua prática.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641187
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