Banner Portal
O “arte gímnástico” de Jerônimo Mercurial e a história da educação do corpo: notas sobre o esquecimento
PDF

Palavras-chave

Educação do corpo. Ginástica. Jerônimo Mercurial. História. Memória

Como Citar

NOVA, Jessica Vitorino da Silva Terra; ZOBOLI, Fabio; DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. O “arte gímnástico” de Jerônimo Mercurial e a história da educação do corpo: notas sobre o esquecimento. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 330–341, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641188. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641188. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Partindo de uma das ideias apresentadas por Gagnebin (2006) sobre a necessidade de lutar contra o esquecimento, perpetuar a memória e manter viva a lembrança o presente ensaio pretende apresentar suscintamente o “Arte Gímnástico” levantando algumas questões que competem a importância de rememorar a imagem de Jerônimo Mercurial e da necessidade de se debruçar com mais afinco e profundidade a obra no sentido de que essa possa vir a enumerar diversas contribuições históricas sobre a educação do corpo no processo de civilização. Concluímos pela necessidade de leitura e análise da obra de Mercurial pela noção de Clássico e pela urgente crítica histórica da mesma sob o prisma da relação Documento/Monumento.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641188
PDF

Referências

ADORNO, T. W; HORHEIMER, E. M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1985.

BRANDL NETO, I.; CAMPOS, I.G. A influência da mídia sobre o ser humano na relação com o corpo e a auto-imagem de adolescentes. Caderno de Educação, v. 9, n. 17, Marechal Cândido Rondon, p. 87-99, 2o sem., 2010.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CHARTIER, R. Escutar os mortos com os olhos. Estudos Avançados. v. 24, n. 69, Rio de Janeiro, p. 7-30, 2010.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

GAGNEBIN, J. M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, Editora dos Tribunais, 1990.

HOLT, R.; VIGARELLO, G. O ginasta e a nação armada. In: COURBIN, A.;

COURTINE, J.; VIGARELLO, J. (Org.). História do Corpo. v. 2. Petrópolis: Vozes, 2008.

JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Herder, 1995.

LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.

MERCURIAL, J. Arte Gímnástico. Madrid: Delegacion Nacional de Educacion Física y Deporte, 1973.

OLIVEIRA, M.A.T. (Org.). Educação do corpo na escola brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.

POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, v. 3, n. 2, Rio de Janeiro, p. 3-15, 1989.

SOARES, C.L. Imagens da Educação no corpo: estudos a partir da ginástica francesa no século XIX. 2. ed. Rev. Campinas: Autores Associados, 2002.

SOARES, C.L. Pedagogias do corpo: Higiene, ginásticas, esporte. In: MARGARETH, R.; VEIGA-NETO, A. (Org.). Figuras de Foucault. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.