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A planificação da educação dos anos 30 a 60: Pioneirismo, reformas, submissão e tecnocracia
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Palavras-chave

Política Educacional. Planejamento da Educação. Reforma Educacional

Como Citar

DAMASCENO, Alberto. A planificação da educação dos anos 30 a 60: Pioneirismo, reformas, submissão e tecnocracia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 68, p. 125–137, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i68.8643788. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643788. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esse artigo aborda o processo de planificação educacional no país, dentro do período que vai da década de 30 até a década de 60 quando o processo de organização da educação atravessava momentos de avanços e recuos, dependendo da conjuntura política dominante. Enquanto as décadas de 30 e 40 representaram uma fase de pioneirismo e implementação de reformas estruturantes, mais à frente, como resultado das profundas mudanças históricas ocorridas nas décadas de 50 e 60, o planejamento educacional vivenciou experiências de submissão ao desenvolvimento econômico, à tecnocracia e ao autoritarismo.
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643788
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Referências

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