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A Athenas brasileira no pós-abolição: Experiências na escolarização pública primária
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Palavras-chave

Escolarização. Cultura escolar. Experiências. Pós-abolição

Como Citar

CAVALCANTE, Ian Andrade. A Athenas brasileira no pós-abolição: Experiências na escolarização pública primária. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 68, p. 32–56, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i68.8643973. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643973. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo procura se debruçar sobre diferentes experiências vividas por diversos agentes da escolarização publica primária na cidade do Salvador, durante o período do pós-abolição, 1888-1903, utilizando as proposições da História Social. É fruto de pesquisas voltadas para a produção da dissertação de mestrado em Educação, intitulada: Pela instrucção dos filhos do povo: escolarização e cultura escolar na Salvador do pós-abolição. Utilizamos como procedimento teórico-metodológico o cruzamento de diversas experiências encontradas uma gama variada de documentação, além de bibliografia especializada e dados censitários, no intuito de elucidar diferentes versões sobre a escolarização e a cultura escolar na Salvador do pós-abolição. Procuramos analisar a relação entre instrução pública primária, raça e trabalho no centro urbano soteropolitano, além de dialogar sobre questões de gênero, raça e classe ligadas à escolarização pública primária. Foram de extrema importância os diferentes mapas escolares, relatórios e ofícios da instrução pública, que permitiram, além do já citado, algumas considerações sobre as relações entre os diferentes agentes envolvidos na instrução pública primária, dando destaque aos embates e tensões entre professores e delegados escolares.
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643973
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