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Percurso político e histórico do Programa Dinheiro Direto na Escola e a parceria público-privada na gestão escolar
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Palavras-chave

Política educacional. Programa dinheiro direto na escola. Gestão escolar. Parceria público-privada.

Como Citar

MARINHEIRO, Edwylson de Lima; RUIZ, Maria José Ferreira. Percurso político e histórico do Programa Dinheiro Direto na Escola e a parceria público-privada na gestão escolar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 274–289, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i71.8643987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643987. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), elaborado na década de 1990, é um programa que utiliza o mecanismo de transferência de recursos financeiros da União para escolas públicas. Tal programa, busca ampliar a autonomia da gestão da escola para administrar diretamente os recursos destinados à manutenção de sua infraestrutura física e pedagógica. Diante disso, o objetivo deste texto é explicitar os princípios e fundamentos históricos, políticos e econômicos do PDDE e suas implicações para a gestão escolar. A questão norteadora do texto gira em torno de buscar responder se o PDDE tem contribuído para democratizar a gestão da escola pública. Como procedimentos de estudo utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa é embasado em vários autores que se debruçam sobre o tema em tela, a exemplo de Adrião e Peroni (2007a), Shiroma; Moraes; Evangelista (2000), Vieira (2013), Branco (2006), Santana (2011) e outros. Conclui que o PDDE, mesmo sendo um recurso público, favorece o fortalecimento das parcerias público-privadas.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8643987
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Referências

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