Resumo
Este estudo está voltado à apreensão de possíveis mudanças na tradição metodológica da área de Políticas Educacionais, confrontando os elementos constitutivos da produção difundida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional, entre 2000 e 2010, com os que sobressaíram em estudos anteriores. O trabalho teve como base empírica todos os resumos das comunicações aprovadas pela Anped no período e os textos integrais que focalizaram questões teórico-metodológicas no campo das Políticas Educacionais. Evidenciou-se a abundância de produções individuais e a escassez de investigações mais atentas aos desafios de constituição do campo. Entre as contribuições desta pesquisa, problematizam-se os usos e sentidos da categoria Estado e defende-se sua centralidade como chave explicativa do campo.
Referências
AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
AZEVEDO, J. M. L. de; AGUIAR, M. A. da S. Políticas de educação: concepções e programas. In: WITTMANN, Lauro C.; GRACINDO, R. V. (Coord.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil (1991-1997). Brasília: Anpae; Campinas, SP: Autores Associados, 2001a. p. 71-87.
AZEVEDO, J. M. L. de; AGUIAR, M. A. da S. A produção do conhecimento sobre política educacional no Brasil: um olhar a partir da Anped. Educação & Sociedade, Campinas, ano XII, n. 77, p. 49-70, dez. 2001b.
BALL, S. J. Intelectuais ou técnicos? O papel indispensável da teoria nos estudos educacionais. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011a. p. 78-99.
BALL, S. J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011b, p. 21-53.
BARRETTO, E. S. de S. Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional,São Paulo, n. 44, p. 493-507, nov. 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.
BUCI-GLUCKSMANN, C. Gramsci e o Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CADERNO CRH, Salvador: CRH/Ufba, v. 16, n. 39, jul./dez. 2003.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Planilhas comparativas de avaliação trienal/Capes/2010. Brasília, DF, 2010.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.
FIGUEIREDO, M. F.; FIGUEIREDO, A. M. C. Avaliação política e avaliação de políticas: um quadro de referência teórica. Análise & Conjuntura, Belo Horizonte, v. 1, n. 3, p. 107-127, set./dez. 1996.
FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, DF, n. 21, p. 211-259, jun. 2000.
GONÇALVES, N. G. A produção acadêmica brasileira sobre a relação Estado e educação (1971-2000): temas, críticas e expectativas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 21-24 nov. 2004, Caxambu, MG. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/?_ga=1.27112701.1936825704.1427765489. Acesso em: 27 mar. 2016.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. v. 3: Maquiavel: notas sobre o Estado e a política. Edição e tradução Carlos Nelson Coutinho. Co-edição Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
KRAWCZYK, N. R.; ROSAR, M. F. F. Mapeamento das possibilidades de investigação da política educacional gestada na América Latina. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., 24-28 set. 2000, Caxambu, MG. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/trabtit1.htm#gt5. Acesso em: 12 jan. 2010.
MAIA, G. Z. A.; MACHADO, L. M. Ensaio para a construção de uma terminologia em Administração da Educação no Brasil: fazendo conversar os conceitos. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., 7-10 out 2007, Caxambu, MG. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/?_ga=1.1560817.1936825704.1427765489. Acesso em: 27 mar. 2016.
MAIA, G. Z. A.; MACHADO, L. M. As publicações da Anpae e a trajetória do conhecimento em administração da educação no Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., 15-18 out. 2006, Caxambu, MG. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/?_ga=1.40327650.1936825704.1427765489. Acesso em: 27 mar. 2016.
MAIA, G. Z. A.; RIBEIRO, D. S.; MACHADO, L. M. A evolução do conhecimento em administração da educação no Brasil: suas raízes e processos de constituição teórica. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 5-8 out. 2003, Poços de Caldas. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2003. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/26/textos. Acesso em: 12 jan. 2010.
MELO, M. A. Estado, governo e políticas públicas. In: MICELI, S. (Org.). O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). 2. ed. São Paulo: Sumaré: Anpocs; Brasília, DF: Capes, 1999. p. 59-99.
POWER, S. O detalhe e o macrocontexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 54-77.
RAMALHO, B. L.; MADEIRA, V. de P. C. A pós-graduação em Educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 70-81, set./dez. 2005.
REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. São Paulo: Anpocs, v. 18, n. 51, fev. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0102-690920030001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 mar. 2016.
SANDER, B. Administração da educação: genealogia do conhecimento. Brasília, DF: Liber Livro, 2007.
SANTOS, A. L. F dos. Conhecimento e interesse: fatores que influenciam a escolha dos objetos de pesquisa no campo acadêmico da pesquisa sobre política educacional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 19-22 out. 2008, Caxambu, MG. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2008. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/trabalho05.htm. Acesso em: 27 mar. 2016.
SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. A ação de pesquisadores que investigam a política educacional: analisando estratégias de delimitação do campo acadêmico no contexto de produção do discurso. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 17-20 out. 2010, Caxambu, MG. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/internas/ver/trabalhos-gt05. Acesso em: 12 jan. 2011.
SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 534-550, set./dez. 2009.
SOUZA, C.“Estado do campo” da pesquisa em políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 15-20, fev. 2003a.
SOUZA, C. Introdução: políticas públicas; questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, p. 11-24, jul./dez. 2003b.
SOUZA, D. B; FARIA, L. C. M. de. Política, gestão e financiamento de sistemas municipais públicos de educação no Brasil: bibliografia analítica (1996-2002). São Paulo: Xamã; Niterói: Intertexto, 2005.
WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (Coord.) O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil (1991-1997). Brasília, DF: Anpae; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.