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Notas introdutórias sobre gestão escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
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Palavras-chave

Educação brasileira. Pedagogia histórico-crítica. Gestão escolar

Como Citar

COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; LOMBARDI, José Claudinei. Notas introdutórias sobre gestão escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 68, p. 224–238, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i68.8647422. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8647422. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Esse texto busca apresentar, de forma introdutória, algumas reflexões de caráter teórico acerca da gestão da escola fundamentando-se nos pressupostos da Pedagogia histórico-crítica (PHC) nos quais nossas ações enquanto gestores se sustentaram. Não se trata, portanto, de um relato de experiência mas sim de um esforço de contribuir para a elaboração teórica da PHC. A fim de dar conta do objetivo exposto, a argumentação será dividida em quatro partes: uma introdução na qual abordar-se-á, de forma sintética, os conceitos de trabalho e administração de modo geral, bem como o papel do Estado na modernidade. Em seguida, explicitar-se-á o significado e sentido da educação a partir dos pressupostos da Pedagogia histórico-crítica e a consequente necessidade de organização coletiva intencional do trabalho educativo para se efetivar o processo de humanização dos seres humanos. Num terceiro momento, serão identificados alguns elementos na própria organização do Estado e da escola na contemporaneidade que limitam a concretização de um trabalho coletivo intencional resultado, dentre outros aspectos, da transposição das teorias científicas da administração ao campo educacional por meio do Estado. A título de conclusão, a partir da e na própria estrutura educacional vigente buscar-se-á apontar algumas possibilidades reais de um trabalho pedagógico consciente e coerentemente organizado pelo conjunto dos educadores que implicam, contudo, em uma pauta de luta mais efetiva e orgânica por melhores condições de formação e trabalho, assim como a criação efetiva de mecanismos de controle social da gestão pública
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8647422
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