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A modernidade e o projeto de formação humana Comeniano
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Palavras-chave

Educação. Modernidade. Coménio. Formação humana

Como Citar

OLIVEIRA, Marco Aurélio Gomes de; NETTO, Mario Borges; LUCENA, Carlos Alberto. A modernidade e o projeto de formação humana Comeniano. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 448–468, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i2.8650441. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650441. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de formação humana comeniano expressa na sua obra-prima A Didáctica Magna. A primeira parte do texto constitui-se num panorama histórico do contexto social vivenciado pelo pensador durante os séculos XVI e XVII, no que diz respeito aos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Em seguida, apresentamos a concepção de homem, educação e infância em Coménio e sua ligação com o projeto social almejado pelo mesmo, portanto, evidenciando as influências filosóficas, políticas e econômicas que marcaram o período de transição entre a Idade Média e a Modernidade. Por fim, apresentamos as nossas considerações finais e salientamos a importância de pensarmos a infância como uma categoria social vista sob os diversos aspectos sociais (econômico, político, cultural e social).

https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650441
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Referências

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