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Núcleos de estudos e educação integral/UNIRIO: o que se produz em comum, no campo da história?
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Palavras-chave

Educação integral. Campo da história. Revisão sistemática. NEEPHI. NEPHEB.

Como Citar

SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da; COELHO, Ligia Martha Coimbra da Costa. Núcleos de estudos e educação integral/UNIRIO: o que se produz em comum, no campo da história?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019016, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654013. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as interfaces teóricas e metodológicas existentes entre o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e dedicados à pesquisa de natureza histórica sobre o tema da educação integral e(m) tempo integral. Trabalhamos com o referencial teórico do "Campo da História", uma vez que esta ciência possui inúmeras especialidades, dimensões e abordagens. Utilizamos como metodologia a "Revisão Sistemática", por ser uma ferramenta útil no acompanhamento da produção científica sobre um determinado tema, identificando lacunas e continuidades. Conclui-se que a interface teórico-metodológica desses núcleos, no contexto da educação integral, está centrada na produção de pesquisas históricas ancoradas nas dimensões da história política e cultural e nas abordagens constituídas pelos discursos, depoimentos e biografias.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654013
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