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Entre riquezas e pobrezas
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Palavras-chave

São Paulo
História da educação
Democratização da escola
República

Como Citar

RAMOS, Géssica Priscila. Entre riquezas e pobrezas: a expansão da escola paulista no contexto da república. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020047, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8654166. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654166. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva fazer uma discussão inicial sobre a expansão da escola paulista, no contexto do surgimento, solidificação e desenvolvimento do período republicano brasileiro, buscando entender como o potencial econômico de São Paulo influenciou historicamente na educação escolar expandida. A partir de análise bibliográfica, seus resultados revelam que, apesar do desenvolvimento econômico do estado (inicialmente, com a cultura da cana-de-açúcar e do café e, posteriormente, no campo industrial e tecnológico) e da riqueza acumulada, a escola pública estadual expandida foi progressivamente desqualificada na mesma proporção que se democratizava. Assim, frente à necessidade de se socializar a escola, como ferramenta para o desenvolvimento econômico do estado e para atender a pressão populacional por escolarização, esse processo materializou-se com diferentes tempos e qualidades, segundo a classe social a que pertencia à criança.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654166
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