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Centro educacional de Niterói e uma experiência do movimento da matemática moderna
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Palavras-chave

História das instituições escolares
Arago de Carvalho Backx
História da educação matemática
Ensino de matemática

Como Citar

MARINS, Pedro de Nogueira; DASSIE, Bruno Alves. Centro educacional de Niterói e uma experiência do movimento da matemática moderna. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021020, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8658602. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8658602. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Desde a emergência do campo da História da Educação Matemática no Brasil as pesquisas sobre o Movimento da Matemática Moderna (MMM) se fazem presentes a partir de trabalhos de diferentes naturezas. Neste trajeto se destacam as investigações referentes ao estado de São Paulo. Por outro lado, observa-se um crescente nas pesquisas que tratam de outras movimentações locais. E, o estado do Rio de Janeiro é um desses casos com análises envolvendo propostas do MMM. As pesquisas até então desenvolvidas tratam de algumas experiências institucionalizadas, além de indicarem os agentes envolvidos nessa rede. Neste artigo, baseado em uma dessas pesquisas, tratamos da proposta de Arago de Carvalho Backx no Centro Educacional de Niterói (CEN), na década de 1970. Esse recorte avança em relação à pesquisa mais ampla, pois contextualiza a atuação desse professor, a partir de sua trajetória profissional, do entendimento sobre as origens do CEN, e dos novos questionamentos sobre as fontes, algumas delas mapeadas após a finalização da Dissertação. Consideramos como fonte de pesquisa os documentos oficiais e institucionais, notas e reportagens da imprensa periódica, narrativas elaboradas sobre o ensino de matemática datadas no período analisado, além da literatura sobre o tema.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658602
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