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O compêndio geografia para quarta série secundária (1938) de Aroldo de Azevedo sob a perspectiva da organização do trabalho didático
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Palavras-chave

Organização do trabalho didático
Compêndio
Ensino de geografia
Manuais didáticos

Como Citar

OSHIRO, Jane das Dores Guimarães; CENTENO, Carla Villamaina. O compêndio geografia para quarta série secundária (1938) de Aroldo de Azevedo sob a perspectiva da organização do trabalho didático. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020057, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8660293. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660293. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho analisa o compêndio intitulado Geografia, 6ª edição (1938), destinado à quarta série secundária, de autoria de Aroldo de Azevedo. Objetivamos apreender o papel desempenhado por essa obra no ensino secundário. Para tanto, elegemos como categoria central a organização do trabalho didático, formulada por Gilberto Luiz Alves. No que se refere à metodologia, procedemos à revisão bibliográfica de trabalhos sobre a formação intelectual, experiência profissional e produção literária de Aroldo de Azevedo e de estudiosos da área da História da Educação e da legislação educacional pertinente. Verificamos que a obra analisada se trata de um compêndio, precisamente de um compêndio em transição, pois certas características evidenciam a aproximação com o manual didático.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660293
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