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A pesquisa em educação no Brasil e a constituição do campo
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Palavras-chave

Pesquisa em educação
Campo científico
Pós-graduação

Como Citar

BITTAR, Marisa. A pesquisa em educação no Brasil e a constituição do campo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 33, p. 3–22, 2009. DOI: 10.20396/rho.v9i33.8667054. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8667054. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar a relação entre a pesquisa em educação no Brasil e a construção do campo científico com base no referencial teórico de Pierre Bourdieu. Para este autor, é a disputa que se estabelece pelo monopólio da competência científica que caracteriza as relações inerentes à atividade de pesquisa, já que o campo científico é lugar de luta política e, por isso, determina aos pesquisadores os problemas, indissociavelmente políticos e científicos, além de seus métodos e estratégias, estas, por sua vez, também políticas. Partindo da premissa de que a pesquisa em educação no Brasil tem uma história que começa com a fundação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (1938), portanto bem antes da criação dos Programas de Pós-Graduação nas universidades (1965), o artigo apresenta as características dessas duas fases mostrando que a disputa pelo capital científico é um aspecto mais típico da segunda.

https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8667054
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Referências

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