Chamada para dossiê: Circulações e geopolítica nas artes visuais

As pesquisas sobre as circulações e transformações permanentes de agentes, instituições, artefatos e conceitos nas artes visuais têm contribuído para a prática de uma história da arte transnacional e transcultural que busca questionar as fronteiras nacionais e regionais e problematizar cânones hegemônicos de historicização. A partir da metade do século XX, as artes receberam uma atenção e um protagonismo especial como campo de resolução de conflitos políticos, e as exposições itinerantes foram âmbitos privilegiados da circulação interamericana e transcontinental. Os trabalhos centrados nas exposições de culturas e nos seus contextos geopolíticos de origem implicam um desafio particular, pois colocam em tensão necessidades ideológicas (de determinar significados) com a fluidez das práticas discursivas (ou estéticas e expositivas).

Para esse dossiê da revista Modos, espera-se receber análises sobre a circulação de artistas, objetos, exposições e ideias como forma de promover e de problematizar ortodoxias epistêmicas e de estimular trocas culturais, fluxos em direta conexão com os contextos geopolíticos, próprios da segunda metade do século XX. Particularmente, as reflexões devem se restringir ao período da II Guerra Mundial até o momento presente. Convidamos pesquisadores a apresentarem propostas sobre os seguintes temas, embora não precisem se limitar a eles:

- Geopolíticas contemporâneas: dinâmicas de poder global e circulação das artes

- Exposições itinerantes: ressonâncias nas práticas artísticas e institucionais

- Cartografias de exposições itinerantes

- Acervos e coleções transnacionais

- Guerra Fria e intercâmbios culturais e artísticos

- Diplomacia cultural

- Migrações e diásporas: artistas entre fronteiras e redes transnacionais

- Intercâmbios e formação de redes artísticas

- Fundações privadas e bolsas para a comunidade artística

 

Prazo de submissão: 19 de abril de 2024.

Organização:  Dária Jaremtchuk (Universidade de São Paulo); Fabiana Serviddio (Universidad Nacional de Tres de Febrero).

Observação: No momento da submissão do artigo na seção DOSSIE, por favor, indicar para qual dossiê está submetendo o artigo nos "Comentários para o editor".