v. 8 n. 2 (2024)

Editorial

1-21
Histórias da arte e visualidades indígenas
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8677172
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8677172

Artigos - Colaborações

Gustavo Racy
22-62
O Brasil na visão dos Portugueses: Representações do povo e das terras brasileiras no século XVI
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674929
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674929
Adryan Fabrizio Pineda Repizo
64-104
¿Apropiación o canibalismo? una mirada a una vieja cuestión en el cruce entre arte y subjetividad
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674744
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674744
Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior
106-143
A infelicidade era Panofsky: Notas sobre a história da historiografia da arte de Georges Didi-Huberman como agon
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8673026
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8673026
Júlio F. R. Costa
145-168
Arte NFT, um enquadramento aurático
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675802
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675802
Fernanda Mendonça Pitta
170-217
Aumentando a nascente escola brasileira: a exposição de Almeida Júnior em 1882, a aquisição de suas obras pelo governo Imperial e a questão da arte nacional
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675926
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675926
Ana Carolina Albuquerque de Moraes
219-258
Seres em metamorfose: sonhos, de Claudia Andujar, e o perspectivismo ameríndio
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675612
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675612

Dossiê - Processos curatoriais e exposições de artes indígenas na/da América Latina

Ilana Seltzer Goldstein, Arissana Braz Bonfim de Souza, Aristoteles Barcelos Neto
260-292
Processos curatoriais e exposições de artes indígenas na/da América Latina
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8676991
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8676991
Glicéria Jesus da Silva
294-333
O voo do Manto e o Pouso do Manto: uma jornada pela memória Tupinambá
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675041
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675041
Lucia Hussak van Velthem
335-358
Deslumbramentos e reviravoltas: artes indígenas e exposições
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674949
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674949
Tatiana Lotierzo
360-401
O desenho e seus tempos: Iimitya, de Abel Rodríguez
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674890
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674890
Johannes Neurath
403-442
¿Un Museo Plurinacional de Antropología? sobre el proyecto reciente de actualizar el Museo Nacional de Antropología de México
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674891
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674891
Paula Berbert
444-477
Moquém_Surarî: uma exposição de arte indígena contemporânea no Museu de Arte Moderna de São Paulo
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675211
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675211
Lucia Gouvêa Pimentel, Tales Bedeschi Faria, Vanginei Leite da Silva
479-517
O sonho do machado: cerâmica tradicional dos Xakriabá e a galeria de arte
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675006
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675006
Florêncio Rekayg Fernandes, Josiéli Spenassatto
519-559
Vozes Indígenas, Acervos e Arquitetura: notas Sobre um Projeto Colaborativo
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674956
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674956
Laura Burocco
561-599
Processos coletivos de aprendizados dentro de espaços institucionais de arte. As exposições Nhe’ Porã: memória e transformação de Daiara Tukano e Escola Panapaná de Denilson Baniwa
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675004
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675004
Lucas Icó
601-632
Maraka’nà Ra Pé: espaço-dispositivo e a deriva do sentido
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675005
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675005
Marcia Arcuri
634-662
Entre imagens, objetos, experiências e mundos: as redes discursivas das artes ameríndias
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675013
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675013
Felipe Milanez, Arissana Pataxó, Yacuna Tuxá, Ziel Karapotó, Juliana Alves Xukuru, Lucia Sá, Pedro Mandagará , Olinda Tupinambá, Graciela Guarani, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco, Sérgio Kuhamatí Tuxá
664-704
O fazer coletivo como método curatorial: arte indígena, re-ocupações e disputas contra o imaginário colonial
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674997
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674997
Gerciane Maria da Costa Oliveira
706-726
Chico da silva, o pioneiro da arte indígena? a dinâmica de reclassificação do artista acreano em recentes exposições
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675001
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675001
Sandra Benites, Anita Ekman, Fernanda Ribeiro Amaro
728-737
A história da arte como histórias das florestas. Reflexões sobre protagonismo feminino a partir da exposição Ka’a Body : cosmovisões da floresta
https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675009
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675009